segunda-feira, 25 de novembro de 2013

                                                   Plano de aula
 Em minha sala de aula os planos são voltados basicamente para aulas de português e matemática, sendo que os recursos tecnológicos são pouco usados. Como minha formação é Artes Cênicas, gosto de no fim de cada bimestre elaborar o meu próprio plano de aula sendo que esse plano foge um pouco da rotina da escola.
 Ele é assim:
 Inicio da aula: 13:00 e termino as 17:00
 Os primeiros 15 minutos é para conversa e chamada.
 45 minutos para aquecimento da voz e do corpo.
30 minutos para assistir uma parte de um filme.
30 minutos para os alunos criarem do seu jeito o que assistiram.
 1 hora para ensaio e criação de cenário.
 1 hora para apresentação do que produziram.
 Os tempo que é reservado para o aquecimento da voz e do corpo é um momento de construção de conhecimento, onde os alunos aprendem praticando.
Tudo começa como se fosse uma brincadeira ou um jogo de futebol que antes de jogas temos que aquecer. Já o tempo que é reservado para o filme. É um momento muito delicado, pois tem alunos que não gosta de determinadas cenas, por esse motivos que eu sempre deixo aberto para eles mesmo criticarem e mudarem o que julgam ser ruim para a cena.
A criação do cenário e sempre uma diversão tanto para mim como para eles que criam e ao mesmo tempo se divertem.
O resto do tempo é só ensaio e intervenção, até ficar bom para apresentação. Sempre combino com outras professoras para assistir o que produzimos com os seus alunos. Com isso usamos as tecnologias e interagimos com os colegas e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário